Beleza negra nos cabelos

Uma das características que mais ressalta a beleza natural da mulher negra são os cabelos. E muito se engana quem pensa que, por causa do tom da pele, elas não podem ter os cabelos coloridos.

Publicidade
Existe uma infinidade de tonalidades que valorizam e enaltecem os traços delas.

Fernando Fernandes, de São Paulo, é cabeleireiro e especialista em cabelos crespos e indica quais as melhores cores para os cabelos afro. “Gosto dos tons marrons, avermelhados e acobreados, mas isso depende do estilo da pessoa”. Para ele, as que gostam de ousar e chamar a atenção podem usar o vermelho. Mas as mais básicas e discretas devem fazer jus à personalidade e não colocar uma cor que não combine com seu jeito de ser.

É bem verdade que tinturas costumam danificar os cabelos, deixando-os ressecados, fracos e porosos. Diante disso, Fernando afirma que é contra o uso de tinturas e a favor do uso de tonalizantes. “Eles têm a mesma eficácia e não danificam o cabelo”, garante. Outro benefício é que permite que a mulher use outras químicas nos cabelos, como alisamento, relaxamento ou permanente afro. Com o uso de tintura não é aconselhável aplicar essas técnicas.

Fernando alerta que as mulheres de cabelos crespos devem tomar mais cuidados do que as que têm cabelos lisos. Esse tipo de cabelo é normalmente mais seco e fino - e pede um cuidado especial.

Uma das causas dos cabelos fragilizados é tentar mudar o visual em casa, de maneira irresponsável. “As mulheres negras costumam fazer o cabelo em suas residências, e isso é terrível”. Para cuidar de cabelos afro é necessário ter cautela e paciência. Quando recebe alguma cliente em seu studio, Fernando questiona se ela está usando algum produto ou fazendo algum tratamento de saúde que interfira em seus cabelos. Ele sempre faz o teste da mecha, para não obter resultados desagradáveis.

Fernando, que já cuidou dos cabelos de estrelas como Taís Araújo, avisa que mulheres que querem se tornar verdadeiras Deusas de Ébano devem procurar bons profissionais e utilizar os produtos que o cabeleireiro recomendar. Além disso, é imprescindível manter os fios hidratados e não fazer aplicação de química em casa.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

0 Response to "Beleza negra nos cabelos"